Por Marcos Branco
Desta vez testei a estradeira Honda Shadow 750 modelo 2010, e me surpreendi positivamente foi nos quesitos velocidade máxima alcançada na pista e consumo… mas isso vamos falar adiante.
Por onde eu passava o modelo chamava atenção, é incrível como tem gente amantes deste estilo, percebi que era mais que eu imaginava…
Como de rotina sempre testo as motos em todas as condições, seja na cidade ou estrada, chega de blablabla e vamos lá:
Cidade: Este não é o habitat dela, mas dá para se virar muito bem com pratica. Embora seja pouco larga incluindo o guidão, dá para passar um pouco apertado entre os carros nos congestionamentos de São Paulo, claro que em certos lugares tive que dar passagem aos motoboys para não atrapalhá-los.
Motos Custom é um estilo que atrai muita gente e fascina a todos, até eu que não sou fã deste estilo, admiro de verdade. Para aqueles que gostam do estilo, e pretendem ir para trabalho fora do horário do rush nas grandes cidades, ela vai bem….
O motor sobra na cidade, possui um torque muito bom, é econômica fazendo 16Km/l á 18Km/l, até um pouco mais tranquilamente.
Estrada: No geral gostei muito, seu motor cumpre muito bem seu papel, não faltando potência alguma, mesmo com garupa e carregada com alforjes.
Você consegue uma velocidade cruzeiro de 140Km/h / 150Km/k tranquilamente, más indico o uso de um pára-brisa, para ajudar na quebra do vento, deixando a viagem menos cansativa.
Consumos em velocidades mais elevadas foi muito bem, achei econômica:
Velocidades de 120/130Km/h ela consumiu 21,92Km/l.
Velocidades de 140/160km/h (média +-150Km/h) ela consumiu 19,48Km/l.
Posição Pilotagem/ Conforto: vou ser sincero, tem que gostar mesmo do estilo, vou explicar:
A posição da coluna fica muito ereta, com as pernas para frente, e quando a suspensão traseira dá batente (suspensão bate no final do curso), que isso é normal neste modelo, pois o curso é muito pequeno, você sente diretamente na coluna, e nem precisa pegar buraco, com uma imperfeição maior do asfalto agente já sente.
Quanto ao assento, é enorme para o piloto, muito confortável servindo para qualquer tamanho do traseiro, já do garupa é pequeno, e quem tiver traseiro avantajado vai cansar mais rapidamente.
Para moto ficar mais confortável, eu aconselho pára-brisa e encosto para o piloto e garupa (indico para todas Custom), esta seria a receita para longas viagens.
Performance: Gostei muito das velocidades alcançadas, mas claro que o modelo não foi feito para isso, vamos as medições:
Vídeo: Teste realizado no dinamômetro
Velocidade das Marchas
1° marcha 67Km/h | 2° marcha 102Km/h | 3° marcha 140Km/h | 4° marcha 172Km/h | 5° marcha 196Km/h |
Velocidade Final Pista: Neste quesito é um dos que mais gosto, a motoca bateu os 180Km/h no painel e não passou por nada…. Essa foi minha maior surpresa do modelo.
Curvas: É limitada, neste quesito já era de se esperar por causa do estilo, mas numa pilotagem normal é boa, o quadro torce um pouco, mas nada de anormal, as pedaleiras raspam facilmente no chão, mas uma vantagem é que são retrateis, dando maior segurança, apesar que o susto é inevitável… rsrsrs.
Freio: Os freios dão conta do recado, dianteiro a disco e traseiro á tambor.
Cambio: Neste quesito a Honda da show com engates macios e precisos, possui 5 velocidades. O escalonamento de relação das marchas é muito bom… são longos e perfeito para o estilo.
Agora vou falar um pouco dos detalhes
No Geral: a moto é linda, este modelo testado na cor preto, é mais lindo ainda, pois os cromados dão um toque especial.
Motor: refrigeração líquida, modelo em V2, injetado, alcançando 45,5 cv segundo fabricante, e não falta potência, e vibra pouco
Transmissão Secundária: É feita por eixo cardã, apesar de perder potência em comparação ao sistema de corrente, possui a vantagem de não ter manutenção durante vida útil da moto.
Quadro: Feito em tubos de aço e de berço duplo, cumpre bem seu papel, apesar de torcer um pouco, mas isso é normal do modelo que pesa quase 250Kg.
Painel: É simples, bonito e funcional, como características dos modelos custom, senti falta da marcação do nível de combustível.
Farol: Ilumina muito bem, a noite não tive problemas de falta de iluminação na estrada.
Dados Técnicos Honda Shadow 750 2010
Por: Marcos Branco
Agradecimentos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário